domingo, 5 de julho de 2009

Bazar Pimpampum

Nome: Joana Nossa
Cidade: Porto
Blog: bazarpimpampum.blogspot.com
Loja online: joananossa.etsy.com
Flickr: www.flickr.com/photos/joanan




Como descreverias o teu trabalho?

O meu trabalho tem como constante as agulhas, mas penso que leva no fio o sabor do momento.



Como é que tudo começou?

Começou de forma espontânea, quando as tardes ainda duravam muitas horas e a minha mãe partilhou comigo os seus saberes de tricot e croché. Formalizou-se após a minha gravidez, com o desejo de fazer com as minhas mãos coisas que a minha filha pudesse vir a usar ou brincar.



Como escolheste o nome do teu projecto?

Surgiu-me uma vez que dizia a lenga-lenga «pim, pam, pum, cada bola mata um, p’rá galinha e p’ró perú, quem se livra és tu!...»

Porquê fazer crafts? O que é que te motiva?

Porquê não fazer? É um acto criativo extremamente tranquilizante. Motiva-me o simples facto de gostar muito de tricotar e fazer croché e motivou-me também sentir que apreciavam o meu trabalho.



Os crafts são um trabalho a tempo inteiro? O que ocupa os teus dias?

Não, não são. Eu sou bailarina de profissão.

De onde vem a inspiração para os teus trabalhos?

A maior parte das vezes está nos materiais, os fios têm vontade própria... É através do ir construindo e desfazendo que vou chegando à forma que mais me agrada. Por vezes, existem particularidades nas pessoas ou no que trazem vestido que me servem de inspiração para os pimpampuns. Naturalmente, tudo o que vejo noutros trabalhos também me indica caminhos.



Onde é que encontras os materiais para os teus projectos?

Geralmente, se vou a alguma cidade diferente tendo a procurar lojas de fios... Algumas coisas tenho de comprar pela internet, porque não as consigo encontrar aqui.

De todo o processo de produção das tuas peças qual é a parte que mais te agrada?

Quando estou próxima da finalização e já consigo perceber o aspecto que a peça terá no final, embora ainda não esteja acabada.



Como é que divulgas o teu trabalho?

Através do blog, do Flickr e do Etsy.

A internet tem um papel importante na divulgação do teu projecto?

Claro! Como respondi na última questão, é a forma que utilizo para divulgar.



O que achas da actual moda do artesanato urbano?

Acho que é um fenómeno que expressa o momento que estamos a viver. Reflecte provavelmente a forma de estar de uma geração e a forma também como muitas de nós vivenciamos a maternidade. Penso que isto de utilizar as técnicas tradicionais, dando-lhes um novo conceito criativo, terá sido impulsionado, sem dúvida, pelo acesso à internet e partilha de informação que temos hoje em dia, que diversifica o conhecimento e o acesso a outros materiais. Penso que dificilmente saberia o que são os amigurumi (que me levaram a criar os pimpampuns), se não fosse através da internet...



Que conselho darias a quem ainda anda à procura do seu próprio estilo nos trabalhos manuais?

Penso que se encontra através da experimentação, até se chegar a uma forma que nos satisfaça por completo e com a qual nos identifiquemos em termos criativos.

Podes partilhar alguns dos teus crafters favoritos?

Ui, tantos que não me vou lembrar de todos... Bem, destaco então alguns de que acho o trabalho fora de série, por diferentes razões. Rosa Pomar, José Machado, Lolipata, Hilda Portela, Matilde Beldroega, Um Quarto de Ideias, Bacondog, Hoin, Simão Bolívar, Mimi Kirchner, Klewism, Silvia66, Ysolda Teague, Icelandic Love Corporation, Ana Voog, Woolly Wormhead, StudioLoo, MarianneS, BundleSass, Woolmountain, etc., etc., etc....

Quais são os teus sonhos para o futuro?

Sou supersticiosa, não os vou partilhar. Mas tenho alguns...

4 comentários:

Winkiemoon disse...

Os bonecos da Joana são fantásticos :) Já me apaixonei por um :)

Joana Ribeiro disse...

Que bonitos!!

Uma optima entrevista, Parabéns!

sara aires disse...

A Joana é uma pessoa muito especial, encanta-nos, e o seu trabalho é à sua imagem. Muitos beijinhos e boa sorte!

* Atelier Ao Meu Gosto * disse...

Adoro ler as tuas entrevistas, conhecer novos trabalhos e a alma de quem os cria.

1 beijinho,
Lena